sábado, 18 de setembro de 2010

Memória das Artes

Cartola e João Nogueira, 1977
Em dezembro de 2009 a Funarte (Fundação Nacional de Artes) lançou o Portal das Artes, viabilizado pelo  projeto Brasil Memória das Artes, que objetiva melhorar a comunicação da Funarte com seu público, tornar a memória cultural brasileira acessível e prestar melhor serviço ao usuário-cidadão.
Esta nova área do Portal das Artes, totalmente dedicada aos acervos digitalizados da Funarte, é um justo espaço para o que invariavelmente dizemos que nos falta nacionalmente: a memória.
A área Brasil Memória das Artes surge já sabendo que só tende a crescer, à medida que mais e mais conteúdos forem digitalizados pela Funarte e disponibilizados ao público. E a ambição deste espaço não é apenas deixar acessível todo o acervo digitalizado, mas articulá-lo, contextualizá-lo, fazer o passado conversar com o presente, rastrear o que se produziu antes e trazer à tona com o olhar de agora, transformando esse diálogo num exercício constante que  fará a todos mais conscientes da própria memória cultural.
Espera-se dessa forma cumprir a missão de compartilhar a memória cultural brasileira preservada pela Funarte, tornando-a acessível a todo e qualquer cidadão que se interessar por aquilo que nos é caro e nos constitui como brasileiros.
Cartola e Cláudia Svaget, 1978
Fazem parte  do acervo arquivos como o Projeto Pixinguinha, o do diretor Augusto Boal, o do produtor Walter Pinto e o do fotógrafo Carlos Moskovics. O esforço de trazer o acervo para perto do público inclui destacar suas peças mais importantes e propor recortes específicos - como um sobre Nelson Rodrigues, cuja morte completa 30 anos em dezembro.
 
Para acessar os arquivos digitalizados consulte:  FUNARTE/Memória das Artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails