quarta-feira, 18 de agosto de 2010

19 DE AGOSTO - DIA DO HISTORIADOR

"Um povo sem história é um povo sem memória. Essa afirmação, mais que um dito já popular, é também uma verdade histórica, pois todos os agrupamentos humanos que não preservaram sua memória - em histórias, documentos, objetos de arte e arquitetura - acabaram sucumbindo a ditaduras e até acabaram por desaparecer da face da Terra.

Por essa razão, não apenas a disciplina que trata das histórias dos povos deve merecer nossa atenção, mas também os cientistas que se dedicam a essa tarefa tão nobre. Obviamente, a história se faz por seus protagonistas: lideranças políticas, religiosas e econômicas, por um lado; grupos populares, lutas contra a opressão e pela libertação, por outro. E para registrar tudo, o historiador.
E de tal modo é importante o papel dos historiadores que, por vezes, eles ajudam, também, a reconfigurar a história de um País. Ao lado da Filosofia e da Literatura, a História está presente desde os primeiros momentos da nossa tradição ocidental, constituindo um dos saberes mais antigos de nossa civilização."

Foi com esse discurso que o Senador Cristovam Buarque (PDT-RJ) propôs a criação do Dia do Historiador. A escolha do dia 19 de agosto é uma homenagem a Joaquim Nabuco, nascido nesta data e que, além de político, diplomata,jurista e abolicionista também era Historiador!
Assim, em 12 de dezembro de 2009 o Congresso Nacional decretou e o Presidente Lula sancionou a Lei 12 130, criando o dia nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.


Então, a todos os historiadores e também àqueles que amam a História...parabéns!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails