terça-feira, 5 de outubro de 2010

O faraó Djedefre

Djedefre
Djedefre, 4º rei da IV dinastia egípcia, foi o primogênito sobrevivente de Quéops.
Ele mandou construir sua pirâmide em Abu Roach, diferentemente dos seus familiares que quiseram fazer as suas na necrópole de Gizé. Sua pirâmide é conhecida por estar situada mais ao norte do Egito.
Sua pirâmide possuia cerca de 146,6 metros sendo portanto a cosntrução mais alta do Egito. A pirâmide foi descoberto no inicio do século XX, por um arqueólogo françês.No local foram encontradas centenas de estatuas do faráo,todas quebradas ou com a face depredada.Por esse motivo durante muito tempo acreditou que Djedefré havia rompido com a família e seu irmão Quéfren querendo rogar-lhe uma praga eterna havia destruida a pirâmide e as estátuas e com a destruição das estátuas ( segundo as crenças egípcias ) destruir a alma de Djedefré.
O ódio de seu irmão supostamente viria do fato que Djedefré havia matado o sucessor natural do trono(seu irmão mais velho),casado com sua viúva-irmã para tomar o poder quando Queóps morreu. Essa teoria também explicaria o fato de Djedefré ter construido sua pirâmide a cerca de 8 km de Gizé em Abu Roach.

Pesquisas recentes no entanto mostram o que realmente aconteceu:
1° Acreditava- se que o governo de Djedefré havia durado apenas 8 anos. Mas com informações encontradas na necrópole de Gizé (um pergaminho) calculou-se que seu governo durou cerca de 22 à 23 anos.
2º Como se acreditava que ele havia governado por apenas 8 anos, acreditava-se também que ele não havia tido tempo de terminar sua majestosa pirâmide, mas hoje acredita-se que sua pirâmide foi saqueada e demolida pelos romanos,que vendo na pirâmide apenas um amontoado de blocos de calcário e granito a demoliram quando invadiram o Egito,dando assim o posto de pirâmide mais alto do Egito a Queóps.
3º Inicialmente Djedefré queria revestir sua pirâmide inteiramente de granito, mais isso não foi possível pois a fonte de granito mais próxima estava a cerca de 96 km de Abu Roach e os blocos precisavam ser transportado de barco pelo Nilo e isso só era possível quando o mesmo inundava, sendo assim ele se contentou com uma faixa de 12 km de altura em cada lado de granito.
4º Quando foi estuda recentemente havia certa divergência entre egiptólogos e arqueólogos sobre se a construção encontrada realmente era uma pirâmide ou um templo solar.Mas com a descoberta da camâra mortuária (sem a múmia do faráo) concluiu-se que era mesmo uma pirâmide.
5º Uma das descobertas mais importantes foi possível graças a um barco encontrado na necrópole de Gizé: Nele havia o nome de Djedefré com muitas honrarías e elogios o que, aliado a outros encontros concluiu -se que DJEDEFRÈ ORDENOU A COSNTRUÇÃO DA ESFINGE, E ELA É UMA REPRESENTAÇÃO DE QUEÓPS.
6º Acredita-se também que seu irmão mais velho morreu de causas naturais e que com isso Djedefré era o sucessor natural e as estátuas quebradas eram obra dos romanos.
Fonte: Wikipédia 
Para saber mais sobre o Egito Antigo, acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails