quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ESTUDAR MELHOR

Luciano Monteiro de Castro - matemático
Rio - Durante 10 anos, tenho tido o privilégio de trabalhar com alunos premiados nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática, entre eles os representantes brasileiros em diversas competições internacionais. Temos muito a aprender com eles.
Quando observamos uma característica comum a todos os grandes campeões, sabemos que estamos diante de algo valioso. E o que todos eles têm em comum? Amor.
São horas e horas debruçados sobre um único problema, páginas e páginas de rabiscos, contas, tabelas, figuras, totalmente concentrados sem sentir o tempo passar. Eles conseguem, pois amam o que fazem.
Muitos encaram um ano de curso preparatório pensando em se matar de estudar, abdicando de tudo, achando que ao passarem no concurso todo o sacrifício terá valido a pena. Mas isso não funciona. A ideia de passar para uma “instituição salvadora” é equivocada. Nenhuma instituição tem o poder de melhorar nossas vidas num passe de mágica. E, muitas vezes, o trabalho para manter-se nela é mais intenso do que o para ingressar.Ninguém resiste muito tempo fazendo algo que nos pareça desagradável. Nosso desempenho em qualquer atividade está diretamente ligado ao prazer ou ao desprazer que sentimos ao executá-la.
Assim, se alguém passa um ano de sacrifício por uma meta, já se prepara para passar a maior parte dos seus dias executando tarefas desagradáveis. Isto afeta a motivação e diminui o desempenho.Já os campeões não abdicam da diversão para estudar. Divertem-se estudando. Por isso, aprendem em poucas horas o que muitos levam meses para assimilar. Se quiser aumentar significativamente sua capacidade de compreensão e assimilação de qualquer tema que estuda, deve aprender a amar o objeto de estudo.
Jornal "O DIA"

2 comentários:

  1. ♥olá prof:sidnea adorei o seu blog, tem muitas coisa legais. Adoro SEUS CONTEÚDO BJOS..
    sua aluna:♥SULAMITA♥♥

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails