terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Petrópolis - a cidade de Pedro

Museu Imperial  - antigo Palácio Imperial
Em princípios do século XIX  a viagem da corte até Petrópolis levava cerca de dois dias. Só em 1854, com a construção da estrada de ferro pelo Barão de Mauá, o tempo foi reduzido para quatro horas. Então era preciso pegar um barco no porto, cruzar a baía de Guanabara, e daí,  seguir de trem até a raiz da serra e depois ainda apanhar uma diligência  até Petrópolis.  Mais tarde a linha férrea foi estendida até a cidade. Hoje em dia subir a serra até Petrópolis não leva mais que uma hora. Mas a "velha cidade de Pedro"  ainda guarda muitas histórias daqueles tempos. 
Palácio de Cristal
Foi em 1822 que D. Pedro I  encantou-se com a paisagem exuberante formada pela mata atlântica e com o clima ameno da região serrana, que durante o século XVIII abriu caminho para muitos bandeirantes e aventureiros que seguiam para as vilas mineradoras. O imperador adquiriu  uma propriedade na região - a fazenda do Córrego Seco.  Finalmente poderia realizar o sonho de construir um palácio de verão. Os planos foram interrompidos pela volta de D.Pedro I a Portugal. Mas o projeto não foi esquecido por seu filho.
Na década de 1840, D.Pedro II iniciou a construção de um belo prédio neoclássico no alto da serra da Estrela . Ao mesmo tempo em que iniciava a construção da morada de verão planejava a fundação da "povoação-Palácio de Petrópolis", através da doação de terras a colonos livres, sobretudo imigrantes da atual Alemanha. Assim nascia Petrópolis, povoação que ao longo do século XIX gravitou em torno da família real e seu grandioso palácio.
Nem mesmo o fim da Monarquia e o exĺio de D.Pedro II e seus familiares esvaziaram a cidade, que entre 1894 e 1902 foi elevada a capital do Estado do Rio de Janeiro. Desde 1943, quando o presidente Vargas criou o Museu Imperial, turistas de todo o canto do Brasil e de outros países continuam a subir a serra para conhecer as memórias do Segundo Reinado nos jardins, salões e quartos do antigo casarão. 
Ao fundo, a Catedral São Pedro de Alcântara
Cinco lugares imperdíveis em Petrópolis
Museu Imperial: Localizado no antigo palácio imperial, é um dos museus mais visitados do Brasil.
Catedral de São Pedro Alcântara: Catedral em estilo neogótico francês do século XVIII, teve sua pedra fundamental lançada em 1884, por D. Pedro II.
Palácio de Cristal: Inaugurado em 1884 para abrigar exposições agrícolas.
Casa de Santos Dumont: Planejada e erguida por Santos Dumond para servir de residência de verão.
Palácio Quitandinha: Na década de 1940 era considerado o maior cassino-hotel da América do Sul.
Fonte consultada: Revista História Viva, nº 55 pag. 74

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails