sábado, 31 de julho de 2010

ÁFRICA - UMA HISTÓRIA RICA E POUCO CONHECIDA

Na escola, que segue a perspectiva eurocêntrica, a África costuma ser citada quando o tema é o surgimento do homem. De fato, é lá que estão os primeiros registros de vida humana. Fora isso, o continente geralmente só volta a ser iluminado quando se trata das grandes navegações europeias. Como se nesse intervalo nada tivesse ocorrido por lá. Essa maneira de pensar prevaleceu entre os pensadores por muito tempo. O filósofo Friedrich Hegel (1770-1831), por exemplo, afirmou que "a África não tem interesse histórico próprio, senão o de que os homens vivem ali na barbárie e na selvageria, sem fornecer nenhum elemento à civilização". A concepção de que o continente tem um passado começou a ganhar força em meados do século XX. Com a independência de diversos países da região, os africanos passaram a pesquisar e divulgar sua história. Veja a seguir exemplos que comprovam o desenvolvimento desses povos.

- Político
Constituído no século 14, o Reino do Congo era organizado em aglomerados populacionais que funcionavam com capitais regionais, além de uma central. A impressionante estrutura do reino despertou o interesse dos portugueses, que quiseram manter relações comerciais com ele.

- Social
Um dos primeiros impérios de que se tem notícia na África subsaariana é o do Mali. Nos anos 800, época dos ataques bárbaros à Europa, seus habitantes já viviam em cidades. Tombuctu, a mais famosa, funcionava como um ponto de descanso das caravanas que atravessavam o Saara.

- Cultural
A escrita é mais um fator citado quando se fala no desenvolvimento da região. E ela não se resume aos hieróglifos egípcios. Outro exemplo africano é o alfabeto do Reino Bamum, no atual Camarões, desenvolvido no século  XVIII. Até então, o histórico do povo era preservado pela tradição oral.

- Comercial
Antes do contato com os europeus, os africanos faziam negócios com árabes e indianos. Veleiros desses dois povos já navegavam no oceano Índico por volta de 1200, época em que o tráfego na costa atlântica ainda era insignificante.

Por razões como essas, é preciso entender que os africanos são protagonistas de sua história. "Não se pode dizer que são apenas explorados e subdesenvolvidos culturalmente", diz Amailton de Azevedo.
Por Ana Rita Martins em Nova Escola
Click na imagem e acesse o Infográfico produzido por Alexandre Jubran e Luiz Iria
Fonte: Revista Nova Escola

Para saber mais acesse também:
HISTOBLOG
Sua Pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails