sábado, 31 de julho de 2010

ÁFRICA - UMA HISTÓRIA RICA E POUCO CONHECIDA

Na escola, que segue a perspectiva eurocêntrica, a África costuma ser citada quando o tema é o surgimento do homem. De fato, é lá que estão os primeiros registros de vida humana. Fora isso, o continente geralmente só volta a ser iluminado quando se trata das grandes navegações europeias. Como se nesse intervalo nada tivesse ocorrido por lá. Essa maneira de pensar prevaleceu entre os pensadores por muito tempo. O filósofo Friedrich Hegel (1770-1831), por exemplo, afirmou que "a África não tem interesse histórico próprio, senão o de que os homens vivem ali na barbárie e na selvageria, sem fornecer nenhum elemento à civilização". A concepção de que o continente tem um passado começou a ganhar força em meados do século XX. Com a independência de diversos países da região, os africanos passaram a pesquisar e divulgar sua história. Veja a seguir exemplos que comprovam o desenvolvimento desses povos.

- Político
Constituído no século 14, o Reino do Congo era organizado em aglomerados populacionais que funcionavam com capitais regionais, além de uma central. A impressionante estrutura do reino despertou o interesse dos portugueses, que quiseram manter relações comerciais com ele.

- Social
Um dos primeiros impérios de que se tem notícia na África subsaariana é o do Mali. Nos anos 800, época dos ataques bárbaros à Europa, seus habitantes já viviam em cidades. Tombuctu, a mais famosa, funcionava como um ponto de descanso das caravanas que atravessavam o Saara.

- Cultural
A escrita é mais um fator citado quando se fala no desenvolvimento da região. E ela não se resume aos hieróglifos egípcios. Outro exemplo africano é o alfabeto do Reino Bamum, no atual Camarões, desenvolvido no século  XVIII. Até então, o histórico do povo era preservado pela tradição oral.

- Comercial
Antes do contato com os europeus, os africanos faziam negócios com árabes e indianos. Veleiros desses dois povos já navegavam no oceano Índico por volta de 1200, época em que o tráfego na costa atlântica ainda era insignificante.

Por razões como essas, é preciso entender que os africanos são protagonistas de sua história. "Não se pode dizer que são apenas explorados e subdesenvolvidos culturalmente", diz Amailton de Azevedo.
Por Ana Rita Martins em Nova Escola
Click na imagem e acesse o Infográfico produzido por Alexandre Jubran e Luiz Iria
Fonte: Revista Nova Escola

Para saber mais acesse também:
HISTOBLOG
Sua Pesquisa

OS KUIKURO SE APRESENTAM - Projeto "Vídeo nas Aldeias"

sexta-feira, 30 de julho de 2010

ENEM

O Inep divulga 40 questões-modelo do Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio). São dez questões para cada uma das quatro áreas: ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
O Inep providenciou quatro arquivos em .pdf, cada um com seu gabarito e indicação sobre a quais habilidades da nova matriz do Enem estão relacionadas às questões.
Acesse o site  do inep e faça os Downloads:

segunda-feira, 26 de julho de 2010

A COR DA CULTURA

A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, a TV Globo e a Seppir – Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial. O projeto teve seu início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo.

"É o Brasil se mostrando em todas as suas cores."
Acesse o link e conheça!

IMPOSTÔMETRO

ômetroAté pouco tempo, a maioria da população acreditava que estava livre dos impostos, ou que pagava, no máximo, o Imposto de Renda, o IPVA ou a CPMF. Felizmente, pouco a pouco esta realidade começa a mudar.

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) tem desenvolvido um conjunto de ações visando esclarecer a população brasileira de que todo cidadão, até mesmo aquele que atua na economia informal, paga impostos e é, portanto, um contribuinte e que ser informado, de maneira transparente, sobre o quanto paga de impostos é um direito previsto na Constituição.

São os impostos pagos pelo cidadão que mantêm os gastos do Estado e que custeiam os serviços públicos. O dinheiro arrecadado deveria gerar serviços públicos de qualidade em áreas como saúde, educação, transportes, segurança.

Pago, logo exijo!

Para acompanhar minuto a minuto o quanto pagamos de imposto no Brasil,  nos Estados e Municípios, acesse o link abaixo:

http://www.impostometro.com.br/
Related Posts with Thumbnails